André França
mundo da arte - Berlim




Este projeto procura estudar as fachadas das galerias de arte localizadas em importantes centros do mercado de arte mundial.

Esta série investiga as fachadas das galerias de Berlim, observando possíveis relações entre a arquitetura externa das galerias e a maneira como esta cultura/cidade relaciona-se com a própria arte, com o público e com o mercado, numa perspectiva simbólica passível de leitura nas fachadas das galerias.

As galerias de Berlim, à semelhança daquelas de Londres, se caracterizam por amplas fachadas de vidro (fachadas inteiras ou portas e janelas de vidro transparente) que permitem ver desde a rua o espaço expositivo, as obras em exposição, as pessoas trabalhando, estabelecendo-se assim como espaços amigáveis e convidativos, onde se pode entrar com leveza - quando comparamos com a experiência de Nova York. Além disso, esta "transparência" das galerias de Berlim se traduz ainda numa atmosfera (e numa experiência) mais relaxada, mais "cool" de visita às galerias - menos formal, quando comparamos com a experiência de Londres.

[Veja também as séries deste projeto realizadas em Nova York, Londres e São Paulo.]



Esta série fotográfica é resultado de residência artística
realizada em Berlim (dez/2013 - jan/2014) com o apoio
do Goethe-Institut Salvador.