André França
art world - London




A série “art world - London” é a segunda etapa do projeto iniciado em 2009, na cidade de Nova York, com a série art world.

Este projeto realiza um estudo sobre as fachadas das galerias de arte de importantes centros do mercado de arte mundial. A perspectiva investigada aqui é aquela da relação entre as configurações arquitetônicas das fachadas das galerias e a maneira como uma determinada cultura/cidade relaciona-se com a arte, com o mercado e com o público em geral, numa perspectiva simbólica passível de leitura nas fachadas das galerias.

Ao contrário das galerias de Nova York, que freqüentemente apresentam fachadas marcadas por uma opacidade que, encarnando uma dimensão de poder, intimida e distancia alguns apreciadores de arte, as galerias de Londres se caracterizam por amplas fachadas de vidro transparente que permitem ver desde a rua o espašo expositivo, as obras em exposição, as pessoas trabalhando, estabelecendo-se assim como espašos mais amigáveis e convidativos, onde se pode entrar com mais leveza.

[Veja as fotografias]