André França
mundo da arte (NY) - objetos




As fotografias desta série foram feitas em momentos alternados àqueles em que fiz as fotos da série mundo da arte (NY). Como aquelas ruas do bairro de Chelsea, em Nova York, continham quase que unicamente galerias de arte, a experiência de dias de visitas sistemáticas às galerias e de fotografar as suas fachadas me fez ver as ruas como um espaço não apenas adjacente, mas integral àquele universo artístico.

Após visitar uma exposição, entre a saída de uma galeria e a entrada em uma outra vizinha, encontrando-me de novo na rua, como minha percepção e experiência daquele espaço e de seus objetos eram afetadas pelas visitas às exposições anteriores e pela perspectiva das visitas seguintes? O espaço público da rua se fundia com o espaço expositivo privado das galerias de arte.

As fotos da série investigam objetos como guardando relações diversas com o campo da arte. Em algumas temos relações específicas com o comércio; em outras, desenha-se uma visada crítica a este sistema; outras ainda são investigações da artisticidade de objetos e configurações espaciais ali encontrados; outras observam elementos que parecem irromper da estrutura do controlado discurso do mundo da arte.

[Veja as fotografias]