André França
Nightswimming




Nasci na pequena cidade de Canavieiras, no sul da Bahia, a cerca de 600 km de Salvador. Vivi lá até os 14 anos. Trata-se de uma cidade litorânea e a experiência do mar, ao longo da minha infância, me marcou profundamente. Praticamente todos os domingos eu, meus pais e minha irmã íamos à praia, o que não era exatamente algo simples: para chegar à praia era necessário atravessar um largo rio em uma pequena canoa e, depois, caminhar na areia cerca de um quilômetro. Chegávamos então a uma praia deserta, sem nenhum tipo de habitação, construção ou rede elétrica. Esta era a minha praia.

Uns cinco anos depois que saí de Canavieiras (aos 14 anos, para estudar em Salvador), meus pais construíram uma casa na praia - a essa altura, já havia sido feita uma ponte ligando a cidade à praia, assim como uma estrada simples, de terra. Nossa nova casa ficava à beira do mar.

A série Nightswimming foi realizada em 2008. Fiz todas as fotos individuais em uma única noite, após um jantar com minha família na casa da praia. O processo de edição da série, no entanto, com a respectiva montagem dos trípticos consumiu vários meses. Procurei, na constituição dos trípticos, recriar algo da dinâmica eterna do mar - mas aquele alinhavar de imagens também é uma costura de mim mesmo, de minha história, de minha relação com o mar, com minha família e com os sucessivos retornos à terra natal.

[Veja as fotografias]